quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reuniões itinerantes do Caminhos do Sul de Minas se iniciam em Santa Rita do Sapucaí

Em 2011, as reuniões do Conselho Administrativo do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas serão realizadas a cada mês em um dos municípios associados. A sugestão partiu da Diretoria Administrativa e Secretaria Executiva, validada pelos conselheiros, com o intuito de prestigiar as cidades que integram o CT, além de propiciar aos participantes conhecerem mais os produtos e potenciais turísticos de cada localidade. (FOTO DIR.: Reunião de trabalho do Conselho Administrativo)
A primeira reunião itinerante aconteceu em Santa Rita do Sapucaí, no Auditório do SESI-SENAI, localizado no Centro Empresarial “Paulo Frederico Toledo”, dia 21 próximo passado, com participação de representantes municipais de turismo, conselheiros, membros da Diretoria Administrativa e Secretaria Executiva do CT, membros do Conselho Municipal de Turismo de Santa Rita e convidados.

Após a manhã de trabalhos, para apresentação de ações e resoluções necessárias, os participantes da reunião almoçaram e seguiram para a visita técnica ao município. A programação de visita à Santa Rita do Sapucaí iniciou-se pelo Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia. A comitiva foi recepcionada e guiada pelo Monsenhor José Carneiro Pinto, que contou a história e apresentou o Santuário, mostrou a imagem original restaurada de Santa Rita de Cássia e ao final abençoou a todos. 

Em seguida, a comitiva visitou o barracão de construção de fantasias e carros alegóricos do Ride Palhaço, tradicional bloco carnavalesco santarritense, originário da década de 30, que encanta pela beleza e inovação de seus figurinos temáticos, carros e alegorias.

Na sequência, a comitiva visitou o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. Recepcionados e guiados pela Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing, Mirella da Silva, os visitantes conheceram a história do Instituto, apresentada em vídeo, as instalações do Inatel (salas de aulas e alguns laboratórios), a Incubadora de Empresas, a Biblioteca “Ministro Olavo Bilac Pinto” e o Centro de Memória Inatel, que guarda rico acervo fotográfico.  Para encerrar a visita, o grupo conheceu o Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica – CICCT, considerado único teatro com estrutura profissional da região.

As atividades de visitação foram organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, na pessoa da Diretora de Cultura, Lazer e Turismo de Santa Rita do Sapucaí, Fabiana Santos Salgado, e pela Culturale, com apoio e participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo.

Para o Vice-presidente do Circuito Turístico, Evandro de Castro Sanguinetto, Presidente em exercício naquela ocasião, a reunião itinerante cumpriu seus objetivos, unindo as atividades de trabalho da entidade com o conhecimento dos saberes e fazeres do município, enriquecendo cada um dos participantes por meio do conhecimento compartilhado e do estímulo a novas idéias, criatividade e inovação.  “A programação oferecida por Santa Rita foi extremamente interessante, aproximando ainda mais a sociedade civil organizada dos integrantes do Caminhos do Sul de Minas. A surpresa preparada pelo COMTUR de Santa Rita, com apresentação musical da PRODARTE - teclado, flauta e violino – no teatro do Inatel, encantou a todos”, destacou Evandro. A PRODARTE, associação santarritense, foi o primeiro Ponto de Cultura do Sul de Minas elencada pelo Ministério da Cultura.

http://www.conexaoitajuba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário