segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O fim de um incrível mistério

 Dentre as diversas engenhocas em exposição no Espaço Anchieta (ETE FMC), uma delas foi apresentada como “a primeira televisão em cores da cidade”, mas ninguém tinha ideia de onde ela havia surgido. Até então, mesmo com as intrincadas pesquisas sobre as características do aparelho e de seu inestimáVel valor histórico, não havia um único cristão que soubesse dizer quem havia comprado aquela verdadeira maravilha do mundo moderno. Neste mês, no entanto, recebemos uma mensagem do amigo David Kallás que pôs fim a esse mistério que tirava o sono de milhões de santarritenses, sedentos por aquela preciosa informação.

Ele nos contou que o televisor foi comprado no ano de 1972 pela senhora Nabirrha Murad Kallás, na Casa Jandari, de propriedade de Jorge Anderi. Em uma fotografia da época, captada com uma Polaroid Colorpac 80 comprada na Argentina, Cristina Kallás e Maria (irmã de um atual funcionário da prefeitura chamado José Pedro) posam ao lado daquela extraordinária invenção valvulada. Com essa gloriosa inovação tecnológica, nunca mais a estimada família Kallás precisou colocar papel celofane na tela do televisor para ver colorido. Bastava esperar o aparelho esquentar 5 ou 6 minutos para que a imagem ficasse um verdadeiro cinema!

Por volta de 1980, ao adquirir um novo televisor equipado com um prático controle remoto com fio, dona Nabirrha presenteou o Senhor Narra Reseck com o antigo aparelho que passou a decorar sua sala e abrilhantar ainda mais o horário nobre.

Hoje, os fanáticos pelas tecnologias do passado ainda podem se encantar com a qualidade impressionante desse poderoso aparelho recoberto com madeira de lei. Basta visitar a “Mostra dos 50 anos”, nas dependências da ETE, e retornar a uma era em que Cid Moreira era loiro e Ronye Von “o príncipe da Jovem Guarda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário